Por volta das 14h do domingo 30 de outubro, a Polícia Militar foi acionada pelos mesários de serviço na Escola Municipal Coronel João José, na Rua Antônio Nunes Pinheiro, Centro de Rio Doce, pois uma Eleitora/Autora teria entrado na cabine onde se encontrava a urna eletrônica, e durante o momento em que estava votando aproveitou para fotografar a escolha de seu candidato para Presidente da República.
De acordo com o BO, em decorrência desse fato, os militares realizaram contato com a Juíza Eleitoral em exercício, que determinou o registro da ocorrência policial e a apreensão do telefone celular. Ainda por volta das 14h54min, a PM foi acionada para comparecer na Rua Luiz Martins Soares Sobrinho, bairro Nossa Senhora de Fátima, onde uma eleitora teria fotografado seu voto durante o pleito Eleitoral 2022.
De acordo com o BO, ela ainda teria postado a foto numa rede social, o que pode ser visualizado por diversas pessoas e chamou atenção para a conduta irregular adotada durante o exercício de seu direito de voto. Diante das informações, os militares identificaram, localizaram e, após comparecerem na residência da autora, efetuaram sua prisão e condução à presença da autoridade de polícia judiciária.