Municipío de Raul Soares inicia tratativas no Tribunal de Justiça para implantar APAC

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Raul Soares poderá ter uma APAC

Uma comitiva tendo à frente o prefeito de Raul Soares, Dr. Américo de Almeida César (PV), visitou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na quarta-feira, 23/06, para conversar sobre a implantação de uma (*) APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) no município de Raul Soares. A comitiva foi recebida pelo juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos e pelo chefe de gabinete da Presidência, Alexandre Ramos Souza.
Segundo o juiz Jair Francisco dos Santos, o TJMG dará apoio institucional à implantação da APAC de Raul Soares, por meio do Programa Novos Rumos, responsável pelas ações relacionadas às Apacs no âmbito do Judiciário mineiro. “Orientamos acerca dos primeiros passos que devem ser tomados para a instalação de uma Apac. Inicialmente, os interessados farão contato com o Programa Novos Rumos, que acompanhará todas as etapas”, disse.
O prefeito de Raul Soares, Américo de Almeida César, manifestou a sua preocupação com a reinserção social de pessoas condenadas. “A cadeia local foi desativada. Hoje, os presos vão para a cidade de Abre Campo. No retorno, contudo, não têm uma diretriz para a vida e ficam marginalizados. Com a implantação de uma APAC, queremos que eles tenham a possibilidade de voltar para o convívio social”, disse o prefeito de Raul Soares que cederá uma área, onde já funcionou uma fábrica de bloquetes, para a instalação das oficinas de profissionalização da Apac.
(*) A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é recuperar o preso, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a justiça restaurativa. A APAC não é uma prisão privada, mas rata-se de um modelo alternativo viável em constante evolução, capaz de amenizar o grave problema penitenciário, descentralizar o cumprimento de pena e humanizar as prisões.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content