Com o objetivo de homenagear os 40 anos da inserção da mulher na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi lançada na quarta-feira, (*) 1º de setembro, a “Operação Filhas de Minas”, em toda área da 21ª Companhia de Polícia Militar Independente, com sede em Ponte Nova. Várias ações serão implementadas nos 14 municípios de abrangência. O lançamento aconteceu na Praça de Palmeiras, em Ponte Nova. Além de comemorar esse marco histórico, todo o efetivo estará nas ruas com o objetivo de reprimir os crimes violentos e aumentar a sensação de segurança da população.
A participação feminina na PM de Minas Gerais representa um marco de extrema importância para a instituição por trazer maior dinamismo à ação policial, assim como também trazer as características e qualidades femininas para dentro das instituições policiais promovendo os seus benefícios para toda a sociedade.
De acordo com o Comandante da 12ª Região de Polícia Militar, coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, a inserção da mulher na corporação foi um divisor de águas, já que agregou ainda mais valor à instituição. “Elas tornaram o nosso ambiente mais forte, e ao menos tempo, leve. As mulheres têm habilidades específicas, que somente somaram a grandeza da PM”, disse ele.
(*) O início primeiro cursos das mulheres na PM (sargento) aconteceu em 1º de setembro de 1981 e, após 06 (seis) meses de intensa preparação profissional, quando as alunas do Curso de Formação de Sargentos Femininos estudaram diversas disciplinas, as 112 alunas que lograram êxito nos exames finais foram promovidas à graduação de 3º sargento PM. A solenidade de formatura foi realizada na Academia de Polícia Militar no dia 02 de abril de 1982, em BH.