Na data de 09/10, a Polícia Civil, através da 5ª Delegacia Regional de Ponte Nova com o apoio das delegacias regionais de Itabira, João Monlevade, Manhuaçu, Caratinga, Viçosa e Mariana, deram início à “Operação Desemparo” que tem como objetivo coibir a prática do tráfico de drogas e armas, principalmente nas cidades de Amparo do Serra, Ponte Nova e Oratórios. As diligências contaram com mais de 100 policiais civis distribuídos em 28 viaturas e com o apoio aéreo do helicóptero da instituição.
A análise das ocorrências policiais tem demonstrado que com a intensa repressão ao tráfico da cidade de Ponte Nova os criminosos têm migrado para as demais cidades da comarca, que por contarem com um aparato policial menor ficariam à mercê das condutas criminosas.
As investigações chegaram à conclusão que um dos principais líderes do tráfico é uma pessoa já presa na operação Aves de Rapina, recentemente realizada, mas que mesmo encarcerado continuava a gerenciar o tráfico de drogas. As diligências cumpriram 18 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão. A operação foi batizada de “Desamparo” em referência à cidade de Amparo do Serra, a partir de onde as investigações se iniciaram.
Nas últimas semanas, a cidade de Rio Doce também foi palco de uma ação da Polícia Civil, ocasião em que 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos com o objetivo de angariar provas para a conclusão de um inquérito policial que apura o tráfico de drogas naquela cidade. A participação dos policiais penais tem sido imprescindível na apuração desses crimes, garantindo a segurança do presídio local e auxiliando as investigações com o fornecimento de informações extremamente relevantes.