O forte temporal que caiu em Ponte Nova no final da tarde da segunda-feira, 03 de outubro, deixou a população muito assustada. Além dos fortes ventos a população também precisou procurar abrigo para se esconder do granizo que caiu junto com a chuva causando vários danos no município. A queda de granizo provocou estragos em plantações e quebrou telhas em Viçosa, Mariana, Ponte Nova e Cardosos (Urucânia).
Na manhã da terça-feira 04, Cícero Gomides, coordenador da Defesa Civil de Ponte Nova realizou visitas nos locais atingidos e várias lonas foram doadas para 85 famílias que tiveram telhados furados por granizo. “Todas as famílias assistidas receberam as lonas e vão ser analisados critérios sociais para receber telhas” disse Cícero Gomides
Ainda segundo Cícero, devido aos vendavais, várias árvores caíram no Bairro Anna Florência e 01 (uma) no Bairro Triângulo. equipes do Corpo de Bombeiros realizaram os atendimentos emergenciais e as equipes da Semam e Semob iniciaram a limpeza por volta das 06 horas da manhã de 04/10. Cícero afirmou também que choveu aproximadamente 65 milímetros no município. A Defesa Civil continua atendendo os perdidos de vistorias, e quem precisar de atendimento é só ligar no número 199.
A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) recomenda aos produtores rurais de Minas Gerais que tiveram propriedades atingidas por fortes chuvas de granizo nos últimos dias que busquem orientação profissional especializada. Os estragos foram registrados principalmente nas regiões Sul, Zona da Mata e Centro-Oeste. As culturas que mais tiveram impacto foram as de café, feijão, hortaliças e plantios de frutas (citros, caqui, nectarina, pêssego, ameixa e abacate).