Circula nas mídias digitais do Hospital de Nossa Senhora das Dores (HNSD) um vídeo gravado pelo cardiologista Fernando Rocha onde ele dá dicas sobre o alcoolismo. “Tome cuidado! O álcool pode acabar seu fígado, pode atacar o seu pâncreas e seu coração. Por isso, tome com parcimônia, pois o álcool é um dos maiores males da civilização”, disse Fernando Rocha.
O alcoolismo é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer o bom funcionamento do organismo, causando consequências irreversíveis. Quase 3% da população brasileira acima de 15 anos de idade é considerada alcoólatra, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso representa cerca de 04 (quatro) milhões de pessoas.
“O alcoolismo é fator de risco para várias complicações de saúde, como doenças do fígado, problemas gastrointestinais, pancreatite, neuropatias periféricas, problemas cardiovasculares, prejuízos cerebrais, imunológicos, anemias, osteoporose e câncer”, assinala o médico Fernando Rocha.