Em plena pandemia, Ponte Nova recebe um grande presente do Hospital Arnaldo Gavazza

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Dr. Jefferson Francisco de Oliveira:cirurgia cardiovascular; José Bueno de Magalhães: presidente do Conselho Curador do FBHAG; Lucimar Regina de Oliveira Fonseca: superintendente executiva; Adriano Alvarenga: prefeito de Rio Casca; Dr. Omar Barbosa:cardiologista; Dr. Humberto Bernardes: diretor clínico; Dr. Alexandre Vasconcellos: cardiologista intervencionista, na recepção aos profissionais de imprensa

Com 10 leitos, a Unidade Coronariana será mais um serviço de referência para a saúde da região
A direção do Hospital Arnaldo Gavazza Filho (HAG) apresentou para os profissionais de imprensa, no início da noite de quarta-feira, 09 de junho, as instalações da Unidade Coronariana (UCO), com 12 leitos. Neste primeiro momento, o local que fica no 4º andar do HAG, será transformado em UTI COVID-19. Os pacientes internados serão remanejados bem como os equipamentos apropriados para o tratamento da doença. Dessa forma, os leitos serão liberados para tratamento de outras comorbidades.
Segundo o presidente do Conselho Curador da Fundação Beneficente Arnaldo Gavazza Filho, gestora do HAG, José Zezé Bueno de Magalhães (Zezé Bueno), “a Unidade Coronariana era uma antiga reivindicação dos especialistas em cardiologia que atuam naquela instituição de saúde”.
“A unidade coronariana vai proporcionar uma melhor assistência aos nossos pacientes, com uma equipe mutidisciplinar e equipamentos de ponta”, disse Dr. Omar Barbosa Meira, cardiologista e coordenador da UCO.
Segundo levantamentos da editoria do Líder Notícias, a reforma e as adaptações do espaço para receber os 12 leitos, bem a construção de banheiros, locais de conforto de funcionários e equipe médica, espaços reservados para consultas e para parentes de internados custaram cerca de R$ 600 mil, aproximadamente. Lucimar Regina de Oliveira Fonseca, superintendente executiva, disse que o HAG vai solicitar ao Ministério da Saúde o credenciamento da Unidade Coronariana para que ela entre em operação imediatamente após a pandemia do coronavírus.
Na tarde de quinta-feira, 10/06, vereadores de Ponte Nova estiveram no local e conheceram as instalações consideradas técnicas corretas e dentro dos padrões internacionais da medicina coronariana. Dessa forma, Ponte Nova dá mais um passo para cuidar da saúde, não só dos habitantes locais, mas para atender toda a macrorregião dos vales dos rios Piranga e Doce, entrando definitivamente na história do ano em que o HAG completou 45 anos de inauguração e operação. Por medidas de segurança com o coronavírus, as visitas foram divididas: hoje, 11/06 o HAG vai receber a visita dos prefeitos que compõem o CISAMAPI.

Área técnica e administrativa da UCO

A Unidade Coronariana
“A construção da Unidade Coronária em nosso hospital é um desejo antigo de toda equipe da cardiologia. Ela proporcionará um tratamento altamente especializado aos nossos clientes, reduzindo enormemente a demanda por vagas no CTI geral e em outras unidades de internação. Permitirá que um maior número de pacientes da cidade e de toda região possam ser atendidos com quadro de síndromes coronarianas agudas, tais como: infarto agudo do miocárdio, angina instável e também pós-operatório de angioplastias coronárias. Parabéns a diretoria, ao corpo clínico e a todos colaboradores! ”
Dr. Mauro Isolani – cardiologista intervencionista do Hospital Arnaldo Gavazza Filho, desde 1998.
 
“A Unidade Coronariana do HAG surgiu por uma solicitação da equipe de cardiologia para proporcionar uma melhor assistência aos nossos pacientes. Trata-se de um setor destinado a cuidados intensivos através de uma equipe multidisciplinar especializada no tratamento do paciente com doenças cardiovasculares principalmente o infarto agudo do miocárdio.
A UCO contará com recursos matérias e equipamentos de alta tecnologia proporcionando rapidez, maior segurança e consequentemente melhor resultado no tratamento. Será um marco importante na história da cardiologia de ponte nova e região. Podemos dizer que a somatória de esforços e trabalho sério da diretoria, equipe médica e de todos os funcionários, proporcionaram a realização de um sonho em tempos de crise”.
Dr. Omar Barbosa Meira, cardiologista e coordenador da UCO
Leitos serão usados para a UCO após o credenciamento, mas agora serão usados pela UTI COVID-19

 “As doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de mortalidade da população brasileira e mundial. Já convivemos há muitos anos com um grande deficit de vaga nos hospitais, especialmente nas UTIs, causado, principalmente pela falta de investimento na área da saúde e consequente sucateamento dos hospitais. Fato que atualmente foi intensamente agravado pela pandemia da COVID-19. Segundo dados colhidos pelo jornal estadão (SP) mais de 60 mil pacientes deixaram de ser submetidos a cirurgias cardíacas no Brasil devido a falta de vagas nos hospitais (sem contar os procedimentos de hemodinâmica – angioplastias). Infelizmente muitos destes pacientes faleceram aguardando uma vaga.
Diante desta realidade, venho salientar a importância desta nova unidade (unidade coronariana) que está sendo inaugurada no nosso hospital. Apta a atender e oferecer um serviço da mais alta qualidade aos pacientes com qualquer tipo de patologia cardiovascular. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos (gestores, diretores, médicos, colaboradores etc).
Tenho a certeza de que este é apenas mais um passo desta grande instituição em busca de oferecer a toda população da região um aumento não só da quantidade de vagas, mas também na qualidade dos serviços prestados”.
Jefferson Francisco de Oliveira – médico-cirurgião cardiovascular
Os vereadores Zé Osório, Aninha de Fizica, André Pessata e Juquinha Santiago foram recepcionados por José Bueno de Magalhães (esq.) e Lucimar Fonseca (dir).Atrás aparecem equipe médica e colaboradores da UCO e do HAG

 
 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content