Nesta segunda 24 de janeiro, Foram realizadas as primeiras sessões da Unidade de Radioterapia Francisco Bartholomeu no Hospital Nossa Senhora das Dores, e contou com a presença do superintendente administrativo do HNSD José Maurício Morais e o provedor da instituição Francisco Rodrigues da Cunha, e a equipe da Unidade de Radioterapia, formada pelo médico radioterapeuta Dr. Henrique Hott Fernandes; a física Dra. Gabriela Martins e os tecnólogos em radioterapia Erivelton Rigueira e Silvia Raquel de Carvalho.
Segundo o médico radioterapeuta Dr. Henrique Hott Fernandes, inicialmente a estimativa é de que sejam realizadas de 10 a 15 sessões por dia. No entanto, o equipamento tem capacidade de realizar até 80 sessões diárias, sendo que o número de pacientes atendidos vai aumentar gradativamente.
Os primeiros pacientes atendidos na Unidade foram José Geraldo Evangelista, de Barra Longa, e Helder dos Santos Viana, de Santa Cruz do Escalvado. Os pacientes e suas esposas falaram da alegria de poder iniciarem o tratamento e da facilidade e segurança de realizar o tratamento tão perto de casa.
A Unidade Unidade de Radioterapia Francisco Bartholomeu foi inaugurada em 31 de julho do ano passado, e ainda dependia da autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, e do alvará da Vigilância Sanitária do Estado para funcionar. As autorizações foram obtidas no final do ano passado e agora, o HNSD passa a contar com o tratamento oncológico completo, contando com cirurgia oncológica, quimioterapia e radioterapia, sendo referência não só para a microrregião de Ponte Nova, mas para toda a macrorregião Leste do Sul, composta pelas microrregiões de Ponte Nova, Manhuaçu e Viçosa, totalizando 53 municípios e uma população de 693.810 habitantes.
Durante a inauguração também foi anunciado que já está em andamento o projeto para construção da Casa de Apoio Vovó Mila, que vai acolher pacientes e seus acompanhantes durante os dias de tratamento.