Os dois hospitais de Ponte Nova promoveram ações para marcar o Setembro Amarelo, tendo como objetivo prevenir e reduziro números de suicídios. Em todo o Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios e mais de 01 (um) milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
A reunião de lideranças do Hospital de Nossa Senhora das Dores aconteceu no dia 10 de setembro para lembrar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O encontro aconteceu na Capela do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), local amplo e que facilita o distanciamento social.
Para reforçar a campanha do Setembro Amarelo foram colocados balões e arranjos de girassóis, cada líder foi prestigiado com uma mensagem personalizada de incentivo. Houve também um momento de música e reflexão, além da distribuição de um bolinho no final da reunião. A ação foi organizada pela Comissão de Eventos do HNSD.
No Hospital Arnaldo Gavazza Filho foi realizada uma palestra no auditório do Hospital Arnaldo Gavazza Filho, no dia 09 de setembro, também em alusão ao Setembro Amarelo. A palestra foi ministrada por Brígida Barbosa de Sousa. Ela é advogada, especialista em Educação e Justiça Sistêmica, mediadora e consultora Organizacional Sistêmica (em formação), além de membro do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões. Os colaboradores assimilaram informações sobre a origem dos problemas e um caminho para resolvê-los e que a morte não é uma alternativa para a solução das questões. Além da palestra, o setor de Recursos Humanos, por meio do Núcleo de Humanização e do SESMT, também afixou mensagens nos murais com o intuito de informar sobre a prevenção ao suicídio.