Hospital de Nossa Senhora das Dores completa 147 anos em setembro

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Adolescente foi atendida no Hospital de Nossa Senhora das Dores após o aborto clandestino

Fundada em 1871, a Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores foi a primeira instituição de Saúde Pública de Ponte Nova. É exemplo pioneiro de subscrição pública liderada pelo pároco local que apenas 03 (três) anos depois inaugurava o edifício que deu origem às atividades do Hospital. Em 1921, a instituição é consolidada, quando suas instalações originais são demolidas e no lugar é erguida uma construção de feição eclética, segundo os modernos conceitos de salubridade em vigor desde as primeiras décadas do Século XX.

A planta do novo edifício, bem maior que o anterior, dispõe as alas de quartos e enfermarias em torno de um jardim interno através de um eficiente sistema que pode ser entendido como modelo de arquitetura hospitalar, com alas em torno de uma área ajardinada.

Endoscopia Digestiva realiza procedimento inédito

A equipe de Endoscopia Digestiva do Hospital de Nossa Senhora das Dores realizou um procedimento inédito: o posicionamento de uma prótese metálica no esôfago de um paciente com dificuldades para se alimentar. Trata-se de paciente portador de um tumor que comprimiu o esôfago, impedindo a progressão de o bolo alimentar da sua boca para o estômago. A prótese metálica tem a capacidade de expandir-se, aumentando o calibre do esôfago e permitindo a retomada da alimentação, com grande impacto positivo na qualidade de vida. O procedimento foi realizado na última sexta-feira, 04 de setembro, pelos médicos endoscopistas Dra. Renata Botinha e Dr. Ranieri Santos, além do médico anestesiologista Dr. Guilherme Cunha.

Imagem e procedimento inédito no HNSD.
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content