No mês de maio, as profissionais do Hospital Arnaldo Gavazza Filho (HAG) que realizam a ressonância passaram por treinamento para a execução do exame com o application da GE, Leonardo Novato, e o médico radiologista e fellow em Radiologia Torácica e Cardiovascular pela USP de Ribeirão Preto/SP, Mateus Repolês.No treinamento foram desenhados os protocolos para a realização do exame, que exige uma série de habilidades novas e um conhecimento anatômico específico de novas sequências de ressonância que são utilizadas especificamente para esses exames.
A ressonância cardíaca amplia as possibilidades do arsenal de investigação por imagem para os médicos cardiologistas. É um exame que permite uma análise da função cardíaca muito precisa, principalmente do ventrículo direito, que tem uma avaliação um pouco mais difícil pelo ecocardiograma. A ressonância magnética cardíaca é padrão ouro para avaliação do ventrículo direito.
“O Hospital Arnaldo Gavazza Filho está em constante evolução para atender melhor a população de Ponte Nova e região. Para isso, está sendo implantado um novo exame para uma análise da função cardíaca. O exame é realizado no aparelho de ressonância magnética e ajuda os médicos cardiologistas na investigação, diagnóstico e tratamento dos pacientes”, diz nota da assessoria da comunicação do HAG ao explicar a realização do treinamento.