Vacinação contra a gripe Influenza: crianças têm prioridade em relação aos idosos

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Crianças já estão sendo vacinadas nos PSFs de Ponte Nova

Começou a campanha nacional de vacinação contra a gripe na rede pública de saúde, no dia 12 de abril. A campanha busca prevenir a contaminação pelo vírus influenza, um dos principais causadores de doenças respiratórias no país, e deve se estender até 09 de julho. Cada município fica responsável por definir o Dia D, como foi o caso de Ponte Nova que começou no dia 14 de abril, mas seguindo a determinação do Ministério da Saúde.

Este ano, porém, o Ministério da Saúde alterou a ordem dos grupos prioritários para evitar conflitos com o calendário de vacinação contra a COVID-19. Em 2021, serão 03 três) fases. A 1ª começou em 12/04 a termina em 10 de maio, quando são vacinadas as crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e profissionais da saúde. Na segunda fase, que começa em 11 de maio, com término em 08 de junho serão vacinados os idosos e professores.

Pelo calendário, há a previsão de uma 3ª fase que vai começara em 09 de junho e terminar em 09 de julho. Neste período receberão a imunização contra a Influenza muitas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros da Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos em medidas socioeducativas.

 

COVID-19 E VACINA CONTRA A GRIPE

Por não existirem estudos sobre a aplicação conjunta da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 é recomendado que os imunizantes sejam aplicados com um intervalo de, no mínimo, 14 dias. Se houver a possibilidade, a vacina contra o novo coronavírus deve ser priorizada – sem esquecer a da gripe após o período indicado.

No contexto atual, a vacina contra a influenza é ainda mais importante para evitar a ocorrência de duas epidemias ao mesmo tempo, visto que o sistema de saúde brasileiro já está bastante sobrecarregado. Além disso, pode facilitar o diagnóstico de COVID-19, considerando que os sintomas das duas doenças são bem parecidos.

Na hora de tomar a vacina, o ideal é evitar horários de pico nos postos de saúde, levar apenas um acompanhante (se necessário) e manter o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos com álcool gel. No período da campanha, as unidades de vacinação também farão a atualização da caderneta de imunização.

Conforme definido no informe técnico do Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que totaliza mais de 79,7 milhões de pessoas, até 9 de julho de 2021. Em 2020, a ação chegou a superar essa meta, atingindo 95,7% do grupo prioritário.

O que vai dentro da vacina?

Todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) investiga quais são os tipos de vírus Influenza que estão circulando pelo mundo para definir as cepas que a vacina daquele período vai combater. É por isso que o imunizante precisa ser dado anualmente.

Os idosos têm prioridade para vacinar contra COVID-19 e depois de 14 dias podem se vacinar contra a gripe Influenza
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content