No mês de janeiro acontece a campanha de prevenção contra o câncer de colo de útero. Esse é o quarto tipo de tumor que mais mata mulheres no país, totalizando cerca de 05 (cinco) mil vítimas por ano. O Câncer de Colo de Útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares.
Em um vídeo que circula na página do Facebook do Hospital Arnaldo Gavazza Filho, o ginecologista e obstetra Emílio Garavini explica sobre as formas de prevenção, como a vacina contra o HPV. Ele explana cientificamente sobre o tratamento do câncer de colo de útero, que em Ponte Nova é feito pelo Instituto de Oncologia Miguel Bartolomeu, no Hospital de Nossa Senhora das Dores.
A eficácia da prevenção do câncer do colo uterino para cada mulher em particular depende do risco a que ela quer se submeter: risco grande se não fizer nenhum método de prevenção; risco pequeno se optar por um método de prevenção (citopatologia ou teste de HPV) ou risco mínimo ou quase zero se optar pela associação de métodos (citopatologia+ teste de HPV+vacinação). A vacinação contra infecção pelo HPV é uma arma muito importante na prevenção do câncer do colo do útero.