A Anvisa aprovou o registro da primeira vacina contra Chikungunya no Brasil: a IXCHIQ, é uma vacina recombinante atenuada de dose única, indicada para pessoas com 18 anos ou mais que estão em risco aumentado de exposição ao vírus e é contraindicada para gestantes, imunodeficientes ou imunossuprimidos.
Estudos clínicos mostraram produção robusta de anticorpos neutralizantes, eles foram conduzidos com adultos nos EUA e adolescentes no Brasil. A vacina foi considerada segura e eficaz dentro da população indicada.
A aprovação foi condicionada à assinatura de um Termo de Compromisso com o Instituto Butantan, que prevê: estudos de efetividade e segurança pós-registro e farmacovigilância ativa para monitoramento contínuo. A vacina já foi aprovada por outras agências reguladoras:
-
-
FDA (EUA)
-
EMA (Europa)
-
A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito da dengue. Ela foi Introduzida nas Américas em 2013, e chegou ao Brasil em 2014. Atualmente Todos os estados brasileiros registram casos da doença.
A nova vacina foi desenvolvida pela farmacêutica Valneva (Áustria) e fabricada inicialmente pela IDT Biologika GmbH (Alemanha). O Instituto Butantan pretende produzir a vacina no Brasil futuramente.
Informações: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa