“Enfim, a saúde mental das pessoas tornou-se mais que uma preocupação urgentíssima”, assinalou o articulista do Líder Notícias, advogado e contador Mauro Serra, que participou em Belo Horizonte, no FAMINAS, da V Conferência Estadual de Saúde Mental entre os dias 25 e 27 de novembro. O encontro foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde Mental de Minas Gerais (CES-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
O evento reuniu representantes de todas as cidades do estado de Minas Gerais. O município de Oratórios enviou para Belo Horizonte as delegadas Rita Beatriz Magalhães Lazarino (representando os “usuários”), Luciene Souza (representando os trabalhadores); e os delegados Cláudio Rodrigues Ibrahim (representando os “gestores”) e Mauro Serra (representando os “usuários”).
Cláudio Rodrigues Ibrahim, na oportunidade, foi eleito delegado para atuação na V Conferência Nacional de Saúde Mental, que será promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre os 16 a 19 de maio de 2023. Para Mauro Serra, o evento foi um sucesso explorando o tema “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS (Sistema Único de Saúde).