Na quarta – feira 27 de setembro foi comemorado o “Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”. Mesmo com todos os avanços e do aumento das discussões sobre o tema nos últimos anos, a doação de órgãos ainda enfrenta desafios significativos no Brasil. Em Ponte Nova, desde 2004, o Hospital Arnaldo Gavazza Filho, é credenciado pelo Ministério da Saúde, a realizar procedimento de captação de órgãos e tecidos para transplantes, através do trabalho da equipe multidisciplinar da CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos para Transplante).
A assistente social Amélia Suriani, e Diretora de Eventos do CONSEPIS ( Conselho de Segurança Pública e Integração Social de Ponte Nova ) atuou por 5 anos como vice – coordenadora da CIHDOTT, e apresentou à Câmara Municipal de Ponte Nova no dia 03 de fevereiro deste ano, uma solicitação formal endereçada à vereadora Suellenn ( PV ) e ao vereador Dr. Wellerson ( PSB ) sugerindo a criação de uma lei municipal de incentivo à doação de órgãos e tecidos para transplantes.
No dia 21 de março, foi votada e aprovada e sancionada na reunião da câmara de vereadores de Ponte Nova, sendo onde instituído o dia 20 de março como a data comemorativa em memória à data da primeira captação de coração que ocorreu em 20/03/2008. Já na reunião plenária da quinta – feira 28 de setembro foi marcada por muita emoção, durante homenagem prestada pelo CONSEPIS ao casal Sra. Luzia V. Gurgel Couto e Sr. José Geraldo Couto, pais do Lucas Moreira Gurgel Couto, jovem doador do primeiro coração captado em Ponte Nova.
A equipe do CONSEPIS, acompanhado de presidente Eduardo Henrique (Kadu) e integrantes da CIHDOTT, amigos e familiares de doadores e o Sr. Luciano Teixeira, que recentemente foi recebeu um transplante de coração, a vereadora Suellenn (PV) e Dr. Wellerson (PSB), acompanhados dos demais vereadores participaram da homenagem.