Dia das Mães ou Dia da Mãe é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna e a maternidade. A data de comemoração varia de acordo com o país. Em Portugal e nos países de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) é comemorado no 1ª domingo do mês de maio e no Brasil no 2º domingo do mês de maio.
O Dia das Mães foi oficializado no Brasil em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A data foi escolhida para ser comemorada no 2º domingo de maio, seguindo a tradição dos Estados Unidos, onde a data já era celebrada há mais de 01 (uma) década.
A festividade surgiu nos Estados Unidos, com a iniciativa da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Jarvis organizou em 1865 o Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período.
Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a Metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, 02 (dois) anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido