O Dia do Maquinista ou Dia Nacional do Maquinista Ferroviário é comemorado em 20 de outubro, é uma data oficial publicada na Lei nº 12.621, de 8 de maio de 2012. A data escolhida recorda a fundação da Associação Dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), inaugurada em 20 de outubro de 1907.
20 de outubro, portanto, é o dia destes profissionais que, há mais de um século, conduzem máquinas cada vez mais potentes e modernas, movimentando riquezas pelo país. O transporte ferroviário, no Brasil, foi incentivado para que produtos agrícolas circulassem; o objetivo era interligar áreas produtoras de matérias-primas com os portos, facilitando o escoamento dos produtos. Isso aconteceu principalmente por conta do ciclo do café, entre o final do século XIX e o início do século XX.
A primeira ferrovia do Brasil foi a Estrada de Ferro Mauá (ou Petrópolis), inaugurada em 1854 e construída por Irineu Evangelista de Souza. O nome dele pode parecer desconhecido, mas talvez facilite dizer que, após o feito, Dom Pedro II concedeu-lhe o título de Barão de Mauá. A locomotiva pioneira, chamada “Baroneza”, foi conservada e está exposta no Museu Vivo de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.
Em Ponte Nova, a Estrada de Ferro tem seu nome ligado a D. Pedro II que veio até ao município e inaugurou a Estação do Chopotó em 30 de junho de 1886 que na época pertencia à Estrada de Ferro Leopoldina (Leopoldina Railway Company Limited). Parabéns aos maquinistas, mas o patrimônio Histórico exige a recuperação do Chopotó.