Na quarta-feira 12 de fevereiro, foram retomadas as aulas de forma integral na rede de ensino de Ipatinga, sendo esse um importante instrumento de desenvolvimento e modernização do processo de aprendizagem no município.
Atualmente 32 escolas oferecem essa modalidade no município, sendo 11 totalmente integrais e 21 com turmas de Educação Integral, atendendo cerca de 8 mil alunos. A Educação Integral tem como objetivo desenvolver o aluno em sua totalidade, proporcionando práticas e vivências diferenciadas que transformam seu cotidiano, como artes visuais, dança, música, lutas, xadrez, robótica, empreendedorismo, tecnologia e educação ambiental.
“Os ganhos para o aluno matriculado na jornada de tempo integral vão muito além do desenvolvimento cognitivo. Percebemos que nossos estudantes apresentam avanços significativos em aspectos culturais, físicos, emocionais e sociais. Além disso, não podemos esquecer que essa modalidade auxilia muitos pais que não teriam com quem deixar os filhos. Muitas vezes, essas crianças poderiam estar em casa apenas em frente à TV ou ao celular, enquanto, na escola, estão desenvolvendo habilidades e adquirindo conhecimentos fundamentais para sua formação”, afirmou a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar.
Ipatinga conta com quatro polos de Educação Integral em funcionamento sendo eles o 7 de Outubro, no bairro Veneza; Cenam (Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza), no Novo Cruzeiro; Associação Esportiva e Recreativa Usipa e UCEPAI (Unidade Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral), na região da Forquilha.
O retorno das atividades da Educação Integral tiveram atrasos por conta dos danos e transtornos provocados pelas fortes chuvas que assolaram a cidade no dia 12 de janeiro.O Parque da Ciência, no Parque Ipanema, está sendo utilizado como ponto de apoio para parte dos alunos que frequentavam a Escola do Futuro, que funcionava nas dependências da antiga Escola Vale do Aço, no Jardim Panorama, também afetada pela tromba d’água do dia 12 de janeiro.
Informações: SECOM/PMI