A Tribuna Livre da reunião plenária da Câmara de Vereadores de Ponte Nova do dia 20 de outubro contou com a participação de representantes do Hospital Nossa Senhora das Dores. A assessora de comunicação, jornalista Isabella Ottoni, e o coordenador da oncologia clínica, Dr. Fábio Reder, abordaram sobre as formas de doação para a instituição e a campanha Outubro Rosa. Isabella Ottoni explicou que a central de doações do Hospital setor coordenado por ela, tem o objetivo de arrecadar recursos, que são destinados para os procedimentos oferecidos pela instituição. Ela destacou que, de forma pouco burocrática, os cidadãos podem doar dinheiro por meio da conta de energia.
A assessora explicou que basta enviar uma foto da correspondência da concessionária de energia para o WhatsApp (31) 3819-2639 e informar o valor que deseja doar. O coordenador da oncologia clínica médico Dr. Fábio Reder falou sobre o câncer de mama e a campanha do Outubro Rosa. Ele sugeriu que mulheres acima dos 40 anos procurem um Posto de Saúde e realize o exame de mamografia. O médico disse que o HNSD oferece o tratamento completo de câncer de mama: diagnóstico por meio da realização da biópsia, mamografia, ultrassonografia, cintilografia e a ressonância, que neste caso é feita no Hospital Arnaldo Gavazza Filho. O tratamento do câncer de mama inclui também mastologista, cirurgia de mama, quimioterapia e radioterapia.
A importância do atendimento oncológico pelo HNSD foi enfatizada pelo médico Dr. Fábio Reder. No ano de 2021 foram realizadas quase 06 (seis) mil consultas de pacientes oncológicos da macrorregião de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu. Mais de 400 sessões de quimioterapia mensais, além de hormônio, consulta de retorno, controle. Em relação à mastologia, foram feitos quase mil procedimentos ano passado no Hospital Nossa Senhora das Dores.