A Câmara de Ponte Nova marcou presença no lançamento da 21ª edição do Programa Parlamento Jovem (PJ), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, no dia 21 de março. A cidade participará do programa pela nona vez, com a coordenação das atividades realizada pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara.
O evento reuniu vereadores, servidores e representantes de mais de 40 câmaras municipais do Estado, e contou com a presença dos vereadores Thaffarel do Povo (PSB), Wagner Gomides (PV), e Wellington Neim (PP), além de Mariana Moreira dos Santos, coordenadora-geral da EL, e Kamila Monteiro Magalhães, chefe da Divisão Administrativa da Câmara.
O tema deste ano do PJ é “Juventude e Direitos Culturais”, e 157 câmaras municipais participarão do programa. Além disso, a edição contará com o Concurso Parlamento em Ação, que premiará os jovens mais engajados. Para Wagner Gomides, o PJ é essencial para a educação política e a emancipação cidadã dos jovens.
Em Ponte Nova, o programa é coordenado pela EL, que também gerencia o Polo Vale do Piranga, composto por cidades como Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Urucânia, Simonésia e Governador Valadares. A cidade realizará o lançamento local da edição 2025 no dia 19 de maio, com inscrições abertas de 28 de abril a 9 de maio. Os interessados devem se inscrever pelo formulário disponível no site da Câmara.
O PJ é um projeto de educação política voltado para jovens do Ensino Médio, promovendo atividades que buscam aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do Legislativo e engajar os jovens na elaboração de propostas de leis e políticas públicas.