A capacitação sobre a Escuta Especializada realizada na manhã de segunda-feira, 24 de março no auditório da Prefeitura de Timóteo abordou a importância da proteção e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social foi a responsável pela promoção do evento, que contou com a presença de diversos profissionais da rede de proteção, como assistência social, saúde, educação e conselhos tutelares.
O foco da capacitação foi destacar os objetivos da Escuta Especializada, que são proteger, cuidar, identificar vulnerabilidades, criar planos de acompanhamento e reparar os danos causados pela violência. A diretora regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Érica Beltrame, ressaltou a importância da Escuta Especializada, que é regulamentada pela Lei 13.431/2017, e lembrou que ela deve ser realizada por equipes multidisciplinares, sempre em um ambiente acolhedor e privado.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciene Souza, elogiou o sucesso da capacitação, que atraiu representantes de várias cidades interessados em aprimorar o atendimento a crianças e adolescentes. O prefeito Vitor Prado também ressaltou a importância da escuta especializada, destacando que ela ajuda a evitar que a vítima reviva o trauma de contar diversas vezes o abuso sofrido, proporcionando uma abordagem mais digna e eficaz no processo de investigação e punição dos agressores.
Informação: Prefeitura de Timóteo