A vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV), utilizou a palavra livre da reunião plenária realizada na última segunda – feira 11 de novembro, e fez alguns questionamentos sobre a questão do transporte coletivo de Ponte Nova, assim como as manutenções dos ônibus da São Jorge Autobus e sobre a questão da nova licitação para empresa responsável pelo transporte coletivo no município.
A parlamentar iniciou falando sobre o ocorrido do último sábado, 9 de novembro, onde um ônibus da São Jorge pegou fogo na Rua Guarapiranga, no bairro de Fátima. “Felizmente, o motorista estava sozinho no momento e não houve feridos, mas o incidente gerou preocupação em moradores e usuários da linha que passa pelo bairro.
Aparentemente, o incidente foi resultado de uma falha elétrica no veículo, e apesar da ausência de feridos, precisamos refletir sobre o risco que esse problema representa para os nossos passageiros e para toda a nossa população”, disse Suellenn.
A vereadora continuou dizendo que esse não foi um caso isolado. “No domingo, 10/11, moradores do bairro Primeiro de Maio me procuraram para relatar outro problema em um ônibus da mesma empresa, que apresentou vazamento de óleo. São episódios como esses, e vários outros que envolvem a situação do transporte de nossa cidade, e evidenciam claramente o descaso com a manutenção e a segurança dos veículos que transportam nossos cidadãos diariamente. É inadmissível que trabalhadores e estudantes, que dependem desse transporte, se vejam expostos a riscos devido à falta de cuidado e ao mau estado da frota”, afirmou.
Suellenn disse também que a situação se torna ainda mais preocupante devido à suspensão do processo licitatório para contratação de nova empresa de transporte, pois o contrato vigente com a Empresa São Jorge está vencido e o novo processo foi impugnado pela própria empresa junto à prefeitura, gerando um impasse. Ainda de acordo com a vereadora, os trâmites burocráticos são necessários, mas essa morosidade impacta diretamente a vida dos nossos munícipes. O transporte público deveria ser um serviço confiável e seguro, e a população está pagando o preço por essa negligência.
Ela concluiu fazendo um apelo ao poder público e à principalmente a futura gestão municipal. “É essencial que, na próxima administração, seja criada uma pasta exclusiva para o transporte público. Esse é um serviço fundamental para a mobilidade e o bem-estar de todos e precisa de uma estrutura administrativa dedicada que centralize esforços, realize fiscalizações regulares, assegure a manutenção adequada dos veículos e garanta que processos licitatórios sejam conduzidos de forma eficiente e transparente”, disse a vereadora.
SAMMDU
Ainda durante sua palavra livre, a vereadora falou sobre a atual situação das obras de reforma e ampliação do SAMMDU. Suellenn e o vereador Pracatá, que pertencem Comissão de Serviços Públicos Municipais, estiveram no local para realizar uma fiscalização da obra, após denúncias de um ex – funcionário da empresa que presta o serviços recebidas através do canal de ouvidoria.
“Durante a visita, foi possível constatar que a obra ainda não está concluída, mas há uma previsão de entrega para o final deste mês. O engenheiro da Câmara acompanhou a visita e irá elaborar um laudo técnico que será apresentado pela comissão, contribuindo com informações para garantir a qualidade e a transparência dessa obra” disse ela.
Suellenn concluiu dizendo que os vereadores, devem fiscalizar e de cobrar providências, mas cabe ao poder executivo implementar as mudanças necessárias. Ainda segundo a parlamentar, durante a visita foi percebido o desperdício de matérias como cimento, argamassa etc. Ela também questionou sobre paredes que estão tortas, dentre outros problemas que serão colocados no laudo do engenheiro da câmara.