O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata – unidade de Visconde do Rio Branco em parceria com Polícia Militar deflagraram na manhã de ontem quinta-feira, 27 de fevereiro, a segunda fase da operação Scar, com o objetivo de apurar e reprimir o tráfico de drogas e crimes violentos, incluindo homicídios, praticados por membros de organização criminosa atuantes nos bairros Vila Casal, Solar e regiões adjacentes, no município de Ubá, cidade da Zona da Mata, a 109 quilômetros de Ponte Nova.
Segundo apurado, a organização tem ramificações e elos com a facção criminosa Terceiro Comando Puro, com base no estado do Rio de Janeiro. Na ação de ontem foram cumpridos 05 (cinco) mandados de prisão temporária e 01 (um) mandado de busca domiciliar, em Ubá. Além das prisões, foi determinada pela justiça a apreensão de todos os veículos e valores em dinheiro pertencentes ou utilizados para fins criminosos.
Participam da operação cerca de 100 policiais militares, 07 (sete) promotores de Justiça e servidores do Ministério Público. A operação Scar, que ainda está em andamento, faz parte de um esforço conjunto do Gaeco, órgão do Ministério Público e da Polícia Militar para reprimir o avanço da criminalidade violenta na região e garantir a segurança da população.
Desde a 1º operação realizada em outubro de 2024 já foram cumpridos 59 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão, 16 prisões temporárias, 09 (nove) prisões preventivas e 01 (um) mandado de indisponibilidade de imóvel, mais precisamente uma casa utilizada pelo grupo para fins ilícitos.