Operação Sideways: Gaeco desmonta organização criminosa em MG, RJ e SP

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A Operação Sideways, deflagrada em 23 de abril de 2024, é mais uma grande ação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no combate ao crime organizado. Liderada pelo Gaeco de Juiz de Fora, a operação teve como foco uma organização criminosa com atuação interestadual — em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo — voltada ao tráfico de drogas em larga escala e à lavagem de dinheiro.

Durante a operação foram cumpridos 11 mandados de prisão; 30 mandados de busca e apreensão; 50 ordens de sequestro e bloqueio de bens, que somam mais de R$ 50 milhões em valores financeiros, imóveis e veículos.

Entre as apreensões estão uma Grande quantidade de cocaína e insumos para produção da droga; Armas de fogo, incluindo um fuzil, e munições; R$ 440 mil em dinheiro e Aparelhos eletrônicos, relógios de luxo e veículos de alto padrão.

A organização era composta por núcleos interligados, com bases em no Estado de Minas Gerais, nas cidades de Rio Pomba, Visconde do Rio Branco e Ubá; Estado de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Cabreúva e no Estado do Rio de Janeiro na capital.

O grupo atuava no fornecimento atacadista de drogas, com distribuição nacional, inclusive para facções criminosas de grande porte. Um detalhe curioso e estratégico era o uso de marcas específicas nas drogas, identificando o fornecedor e facilitando a comercialização ilegal.

Os criminosos faziam a lavagem do dinheiro e disfarçavam os lucros por meio de empresas aparentemente legais como academias; lojas de produtos químicos e revendas de veículos. A operação envolveu 4 promotores de Justiça do Gaeco de Juiz de Fora; 50 policiais militares e 25 policiais civis de MG e apoio dos Gaecos de Campinas, Sorocaba e Rio de Janeiro, mostrando o alcance interestadual da organização.

 

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content