Na última segunda-feira, 17 de março, o município de Ubá, deu um importante passo para a gestão e conservação ambiental do Horto Florestal com o início da elaboração do Plano de Manejo do parque, através de um a visita técnica realizada por Paulo Gomes, encarregado de áreas protegidas do município, com representantes da ProBiodiversa Brasil, marcando o início dos trabalhos para a construção do documento.
O Plano de Manejo tem previsão de conclusão e entrega no segundo semestre deste ano. Esse documento será fundamental para orientar a gestão e o uso adequado do Horto, garantindo sua preservação e promovendo um desenvolvimento ambientalmente sustentável.
O Plano de Manejo fornecerá diretrizes para a gestão do Horto Florestal e também permitirá que Ubá realize o cadastro no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Sendo assim, o município poderá acessar recursos provenientes do ICMS Ecológico, fortalecendo a capacidade de investimento em melhorias na infraestrutura do parque e em novas ações de conservação ambiental.
A elaboração do Plano de Manejo do Horto Florestal é uma das iniciativas contempladas no edital de seleção de projetos ambientais nº 01/2024, promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ubá (CODEMA). O projeto, apresentado pela ProBiodiversa Brasil, foi habilitado na Categoria B e receberá um investimento de R$ 30 mil do Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental.
Criado pela Lei Municipal nº 1.527/1982 e regulamentado pelo Decreto nº 6.402/2020, o Horto Florestal de Ubá é uma unidade de conservação integral, com área total aproximada de 42 hectares, composto por 12 hectares de uso comum e 30 hectares de vegetação nativa (Mata Atlântica) preservada, que incluem um Centro de Educação Ambiental e trilhas ecológicas.
Em 2024, o parque recebeu mais de 1.500 alunos para atividades educativas. Com a implantação do Plano de Manejo, espera-se a melhoria da estrutura do Horto, ampliando sua capacidade de atendimento e fortalecendo suas ações pedagógicas voltadas à educação ambiental e à conscientização ecológica da população de Ubá e região.
Informações: Prefeitura de Ubá