Doce de Leite Viçosa terá um dia especialmente dedicado ao produto de liderança nacional

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Doce de Leite Viçosa, produto fabricado pela Funarbe (Fundação Arthur Bernardes), ligada à Universidade Federal de Viçosa (UFV) agora tem um dia só seu para comemorações. A Câmara Municipal da Cidade Universitária aprovou na última semana de março o projeto de lei que cria a Festa do Doce de Leite Viçosa e a inclui no calendário oficial de eventos e festas da cidade.

Além dessa medi da, também foram aprovados projetos de lei que declaram o doce como Patrimônio Cultural Imaterial de Viçosa e institui o dia 30 de agosto como o “Dia do Doce de Leite Viçosa”. De autoria da vereadora Vanja Honorina (União Brasil), as propostas visam valorizar o tradicional produto, que é comercializado e conhecido internacionalmente.

Com a valorização e a festa, a expectativa é de que seja promovido a cultura, o turismo e a gastronomia viçosense. Vale lembrar que o Doce de Leite Viçosa já conquistou o título de melhor doce de leite do Brasil ao vencer 10 vezes o Concurso Nacional de Produtos Lácteos.

Em maio de 2023, Viçosa ainda foi oficialmente reconhecida como a Capital Estadual do Doce de Leite, por meio da Lei Estadual reforçando a importância do produto para o município. O Doce de Leite Viçosa também já foi declarado como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais por meio de lei que reconhece o processo de fabricação do Doce de Leite Viçosa como parte do patrimônio histórico e cultural do estado.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content