Não haverá proibição para a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante as eleições deste marcadas para o primeiro turno em 06 de outubro, nas cidades com menos de 200 mil, como é caso de Ponte Nova. No segundo turno, que acontece no dia 27 de outubro, também será permitida a venda e consumo de bebidas alcoólicas.
A decisão foi tomada de forma colegiada com as forças de segurança do estado e em alinhamento com o Gabinete Institucional de Segurança do TRE-Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
O governo explicou que a implementação de uma Lei Seca durante as eleições é facultativa, permitindo que cada estado decida se adotará ou não a medida. Com isso, Minas Gerais se junta a outros estados que optaram por não restringir a venda de álcool nos dias de votação.=
A liberação foi bem recebida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), que havia solicitado ao governo a suspensão da proibição. A presidente da Abrasel-MG, Karla Rocha, destacou que a decisão respeita o direito de escolha dos cidadãos.