Camila Ítavo assumiu a função de reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) depois de vencer as eleições e de ser nomeada pelo presidente Lula para ocupar o mais alto cargo daquela universidade. A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na última segunda-feira, 28 de outubro. Ela foi acompanhada pelo reitor da UFV, Demetrius David da Silva, que representou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O mais importante nesta notícia é que a reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul é ex-aluna da Universidade Federal de Viçosa. Na UFV, Camila concluiu o curso de graduação em Zootecnia, em 2001. Ela é mestre em Ciência Animal pela UFMS e doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Camila Ítavo é professora na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Já ocupou diferentes cargos administrativos, como o de vice-reitora, entre 2016 e 2024.
Em sua trajetória profissional também estão atuações, como consultora ad hoc no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e em periódicos nacionais e internacionais.