A 4ª Festa de São Jorge, promovida pela Unegro (União de Negras e Negros pela Igualdade) foi realizada no domingo passado, 23 de abril, nas praças Silviano Brandão e Maestro Hervé Cordovil, em Viçosa, teve grande público. O grupo de Capoeira “Senzala” de Ponte Nova foi comandado pelo contramestre Leandro Senzala deu show nos fundamentos da capoeira e dança do Maculelê. O evento teve início na Praça Silviano Brandão, com acolhimento e apresentação cultural. O grupo de capoeira “Guerreiros da Paz e da Liberdade”, do município de Paula Cândido, também se apresentou. Em seguida grupos de Congado de São Miguel do Anta e Canaã mostraram a preservação da cultura negra.
Depois a festa teve a continuidade em frente à antiga Estação da Praça Maestro Hervé Cordovil, onde continuaram as rodas de capoeira e outras atrações como entrega da Comenda de São Jorge a pessoas que se destacam a serviço da comunidade, oferta de feijoada aos presentes, como manda a tradição. Segundo a organização, foram servidas mais de 500 refeições gratuitas. Gilson do Banjo comandou apresentação musical com rodas de samba e pagode até o encerramento.
A festa de São Jorge teve início há 06 (seis) anos, na praça da Igrejinha dos Passos, numa iniciativa de Teresinha de Jesus Ferreira, em cumprimento de uma promessa. Em 2020 e 2021 a Festa de São Jorge deixou de ser realizada devido à pandemia do coronavírus. No ano passado, ela voltou a ser realizada naquele local. Nesta edição de 2023 chegou à Praça Hervé Cordovil. A promoção é da Unegro (União de Negras e Negros pela Igualdade), em parceria com o DCE (Diretório Central dos Estudantes da UFV (Universidade Federal de Viçosa).