Mais uma rodada de negociações coloca a questão da saúde de Viçosa no radar da política. Na tarde de quinta-feira passada, 06 de fevereiro, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (União Brasil), o deputado estadual Roberto Andrade (PRD), e o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, estiveram reunidos em Belo Horizonte, para discutirem uma proposta que visa o fortalecimento da saúde pública no município.
No encontro foram estabelecidas medidas que tragam melhorias na qualidade e eficiência no atendimento hospitalar à população. A reunião contou também com a participação do prefeito de Canaã, José Ivanir (PRD) e dos vereadores Marcão do Paraíso (PSDB), Betinho do Coura (PSB) e do presidente da Câmara, Robson do Mercado (PSB).
Também estiveram presentes o secretário municipal de Saúde de Viçosa, Marcos Viçosa, os representantes da direção dos hospitais São João Batista e São Sebastião Elis Regina e Amarildo, e a superintendente regional de saúde de Ponte Nova, Josy Duarte. Entre as pautas abordadas, destacam-se a ampliação de credenciamentos para novos procedimentos médicos, a aquisição de equipamentos hospitalares modernos, a busca por recursos financeiros destinados à qualificação dos serviços e da infraestrutura existente, além da implementação de tratam oncológico na cidade, uma vez que os usuários da microrregião são atendidos na Unidade de Radioterapia do Hospital de Nossa Senhora das Dores, de Ponte Nova.
Uma das principais reivindicações apresentadas foi a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), considerada fundamental para desafogar o atendimento nos hospitais e otimizar a estrutura de saúde do município. Essa movimentação acontece quando os hospitais de Viçosa estão sob intervenção consensual do Ministério Público.