Nome de novo gênero de gafanhoto homenageia professor de ecologia da UFV

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O professor Carlos Sperber, do Departamento de Biologia Geral da UFV, agora dá nome a um novo gênero de gafanhoto. O Sperberacris muriciensis n. sp., encontrado no município de Murici, em Alagoas, foi descrito pelas pesquisadoras Maria Kátia Matiotti da Costa e Anelise Fernandes e Silva, em parceria com os professores Riuler Acosta e Edison Zefa, em artigo publicado na revista Zootaxa. Os autores são de universidades do sul do Brasil e não foram orientados pelo professor Carlos.
Carlos Frankl Sperber é especialista em ecologia de Orthoptera, a ordem de insetos que reúne grilos, gafanhotos e esperanças. Foi ele o coordenador do projeto Biota de Orthoptera do Brasil, que reuniu os principais ortopterólogos do país em torno do estudo da diversidade desses insetos. Para o professor, a publicação é uma grande honra e uma forma de reconhecimento dos seus esforços para fomentar a colaboração e crescimento desta área da ciência.
Atualmente, o professor da UFV é coordenador da rede de pesquisas Terra-Água, que desenvolve projetos para avaliação dos impactos do rompimento da barragem da Samarco/BHP Billiton/Vale, em Mariana (MG). Ele orienta trabalhos sobre a ictiofauna (peixes), macroinvertebrados bentônicos e insetos terrestres na bacia do Rio Doce.

 

Gafanhoto batizado de Sperberacris muriciensis n. sp.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content