Foi aberta na tarde de ontem, 18 de novembro, no Museu Histórico e Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a exposição “Tocar para ver: uma releitura do Abaporu, obra de Tarsila do Amaral com obras táteis”. A mostra artística ficará aberta até a próxima sexta-feira, dia 22 de novembro.
Na abertura aconceu uma palestra ministrada por professores e servidores da instituição. A mostra artística terá a exibição de peças táteis usadas para representar a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, para pessoas com deficiência. Ela surgiu através do grupo de estudos sobre recursos pedagógicos para a inclusão de pessoas com deficiência visual.
O objetivo do projeto é estudar formas de ampliação do repertório sociocultural de pessoas com deficiência visual, por meio do contato com obras das artes visuais. Assim, a exposição pretende garantir ao público mecanismos de aproximação com as pessoas com deficiência visual, retratando a impressão em relevo tátila fusora, impressão com contornos feitos com cola plástica e com cola quente, colagem com diferentes texturas de papéis e, por fim, uma escultura modelada em argila e outra em papel machê.
As visitações poderão ser feitas das 8h às 11h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto em nesta quarta´-feira, dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A entrada é gratuita.