Professor da UFV está entre os 14 pesquisadores brasileiros mais influentes do mundo

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O professor do Departamento de Fitopatologia da UFV, Francisco Murilo Zerbini Júnior, é um dos 14 pesquisadores brasileiros mais influentes do mundo, de acordo com o levantamento anual Highly Cited Researchers da consultoria acadêmica Clarivate Analytics.

A lista reconheceu 6.636 cientistas que tiveram o maior número de trabalhos publicados no último ano. O ranking considera a quantidade de citações em artigos e de patentes, entre outras métricas de produtividade e liderança na comunidade acadêmica.

Murilo Zerbini conduz um programa de pesquisa básica que estuda a ecologia e a evolução de vírus. Para isso, utiliza como modelo os geminivírus, um grupo de vírus que infecta plantas. Ele é também especialista em taxonomia e editor de diversos periódicos da área de virologia. Somente nos últimos 10 anos, o professor contabilizou 105 artigos publicados.

Desde 2020, ele preside o Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV), o primeiro dirigente que trabalha em um país do Sul Global. Na UFV, além de docente, Murilo é assessor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG).

Rankings, como os da Clarivate Analytics, usam o termo “pesquisadores mais influentes” para aqueles que foram mais citados pela comunidade científica internacional. Os temas estudados pelo professor da UFV têm, de fato, ganhado grande importância internacional.

Pesquisas de ecologia e evolução de geminivírus, conduzidas por Murilo Zerbini, em colaboração com outros grupos de pesquisadores no Brasil e no exterior, levaram à caracterização de um complexo viral que afeta a produção agrícola no país, principalmente no tomateiro e no feijoeiro.

Informações: UFV

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content