A Marcha Nico Lopes se encerra neste sábado, 30 de novembro, com a tradicional caminhada que reúne blocos e participantes no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A concentração para o evento está prevista para 15 horas, no estacionamento do Pavilhão de Aulas. Às 16h30, terá início o desfile na direção do Espaço Aberto de Eventos da UFV, onde ocorrerá a festa de encerramento, com programação até a madrugada.
Desde segunda-feira, 25 de novembro, a programação da Marcha Nico Lopes inclui ciclos de debates e apresentações culturais. Entre os temas debatidos, estiveram o racismo estrutural, saúde mental no ambiente acadêmico e o enfrentamento ao assédio em hierarquias de poder. Na quarta-feira, 27 de novembro, teve início o 6º Festival Universitário de Cultura e Arte, que segue termina hoje, sexta-feira, 29 de novembro, com apresentações artísticas no estacionamento do Pavilhão de Aulas, a partir das 22h.
A Marcha Nico Lopes foi idealizada pelo estudante Antônio Secundino de São José, em companhia de amigos, em 1929. Ela acontecia no sábado à tarde com a participação de calouros da antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária, que, fantasiados, faziam críticas irreverentes à política em geral. Eles saíam do campus e se dirigiam em fila indiana ao som de uma sanfona até o centro da cidade.
Após a marcha, os calouros eram tratados como veteranos, ou seja, terminava o período de trote na escola. O nome da marcha é uma homenagem a Antônio Lopes Faria Sobrinho, o Nico Lopes, uma das figuras mais folclóricas que Viçosa já teve.