UFV prepara pessoas para produção de alimentos com sustentabilidade e resgate da flora e fauna

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Exemplares de árvores que correm risco de extinção são resgatados em Brumadinho por cientistas da UFV (Crédito: Divulgação da Vale/Brumadinho)

É fundamental para a resiliência da agricultura tropical que a produção de alimentos ocorra de maneira sustentável de modo a não comprometer a biodiversidade natural e os ecossistemas. Esse tema foi escolhido devido à reconhecida experiência e competência da UFV na produção científica e formação de recursos humanos em biodiversidade e meio ambiente.
Além disto a UFV tem como um dos seus pontos fortes ser a maior e mais antiga instituição de ensino, pesquisa e extensão tendo sua sede inserida no Bioma Mata Atlântica e localizado na Bacia dos rios Piranga e Doce. Estas bacias são um compartimento hidrográfico de grande importância na conservação da biodiversidade, recursos hídricos e genéticos.
Sua localização estratégica no coração do Bioma Mata Atlântica, tradição e sua vocação em pesquisa de ponta são atrativos para grupos de colaboradores internacionais para o estudo de biodiversidade aplicados à agricultura tropical sustentável e na preservação do meio ambiente.
Ao todo 10 programas de pós-graduação todos com conceito 5, 6 ou 7 darão suporte para as atividades relacionadas a este tema. A consolidação da internacionalização das pesquisas e dos programas de pós-graduação para o estudo da biodiversidade é fundamental para a visibilidade internacional da UFV e para aumentar a capacidade de captação de recursos para pesquisa. Além disto a internacionalização é fundamental para manter o nível de excelência desses programas de pós-graduação.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content