UFV terá banco de sementes e espaço para plantar 05 mil plantas de Cannabis sativa L

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
O banco de germoplasma será construído no Vale da Agronomia da UFV (crédito da foto: divulgação UFV)

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) terá a primeira biblioteca genética de Cannabis sativa L. do país. O início da construção do banco de germoplasma foi autorizado no mês de outubro pelo Departamento de Agronomia da instituição, após a UFV obter habeas corpus para este fim. A medida judicial foi emitida pela subseção judiciária da Justiça Federal de Viçosa, vinculada ao TRF6. Com isso, a UFV começa, em breve, a implementação do espaço para abrigar as sementes.

A iniciativa visa explorar o potencial da cannabis em áreas como medicina, produção de fibras, bioplásticos, alimentos não psicoativos e biocombustíveis. Embora se trate de uma planta cujo cultivo deveria ser regulamentado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a cannabis, por ser psicoativa, precisa passar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ainda não aprovou uma regulamentação.

Por essa razão, a UFV solicitou a Anvisa em outubro do ano passado (2023), autorização para cultivar 05 (cinco) mil pés da planta, com cerca de 400 variedades. Naquela ocasião, a instituição de ensino justificou dizendo que o objetivo do projeto era “caracterizar geneticamente as diversas variantes da planta, permitindo uma compreensão mais profunda de suas composições químicas”. Entretanto a Anvisa negou, por isso foi preciso recorrer à Subseção Judiciária do TRF, em Viçosa

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content